Em entrevista à Rádio Gaúcha, na manhã desta sábado_ após a definição de que o vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está mantido para 2014 _ o reitor Paulo Burmann disse compreender a importância da aplicação das provas este ano, mas garantiu que a autonomia da universidade seguirá em pauta:
_ Não escondo o meu descontentamento com a aplicação do vestibular da forma que está se dando. A proposta da UFSM sempre foi a de garantir acesso ao Ensino Superior para todos os estudantes. Mas entendemos que, neste momento, as provas de vestibular serão aplicadas ainda neste ano para não haver mais prejuízos aos alunos em função desse processo jurídico. Contudo, vamos seguir discutindo o autonomia que a universidade tem por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão _ avaliou o reitor.
:: Justiça Federal determina retorno do vestibular da UFSM neste ano
:: UFSM aprova o Enem como forma exclusiva de ingresso um dia antes do fim das inscrições
:: Decisão da UFSM de acabar com o vestibular repercute nas redes sociais
:: Cacism emite nota sobre a posição da UFSM
Ainda sem data definida pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), as provas do vestibular da UFSM devem ser aplicadas apenas este ano, já que o recurso que pede a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso à instituição continuará tramitando na Justiça. A previsão é de que o Enem seja adotado como processo seletivo em 2015.